Notícias

Blog Single Image
20
mar

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PINHAIS


Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná, localiza-se na Região Metropolitana de Curitiba. Tornou-se oficialmente um município em 1992, quando emancipou-se do município de Piraquara.

O processo de emancipação se deu nos anos 70 e 80, quando Pinhais era apenas um distrito que recebeu um enorme contingente populacional, acarretando, assim, demandas em vários setores. A implantação de uma infraestrutura que suprisse as necessidades da população exigiu a organização e o gerenciamento de um poder público local. Então, no final do ano de 1991 foi realizado um plebiscito para verificar o interesse da população de Pinhais pela implantação de um poder executivo e legislativo local. Essa consulta apurou um alto índice de aprovação da emancipação política, cerca de 20.456 de um total de 23.310 participantes (87% de aprovação).

Após a criação do município de Pinhais, a população local passou a contar com melhor assistência político-administrativa. As questões que afligiam os moradores passaram a ser canalizadas e atendidas por seus legítimos representantes.

Em 1993, com o estabelecimento do poder público local, o executivo começou a estabelecer metas de desenvolvimento para o município através das suas secretarias. As questões de saúde, educação, cultura, esporte, turismo, meio-ambiente, assistência social, segurança pública, infraestrutura, planejamento urbano e desenvolvimento econômico foram sendo discutidas em conjunto. A organização e implementação das ações e projetos que iriam, a partir de então, moldar a fisionomia da cidade, começaram a ser encaminhadas de forma direta, aos organismos competentes para propor e agir na cidade, aos quais a população passou a ter acesso.

Mesmo sendo o menor dos 399 municípios paranaenses, em área territorial, com 60,92 km², figura entre as 14 cidades mais populosas do estado, com uma população de 132 157 habitantes segundo dados do IBGE-2019/Estimativa.

A partir de 2009 os munícipes viram o seu histórico mudar, o desenvolvimento chegar, quando Luizão Goulart assumia à administração da cidade. Pinhais começou a se destacar no cenário nacional e estadual, em uma pesquisa realizada pela revista Exame, a cidade foi relacionada entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios, se tornou um polo industrial com mais de 11.000 mil empresas, começou a sediar grandes eventos nacionais e internacionais, abriga o segundo maior autódromo do Brasil e um dos maiores centros de eventos da América Latina e, é o PIB que mais cresceu no Estado do Paraná nos últimos anos, problemas antigos foram resolvidos como as enchentes, recuperação de área de invasão e Guarda Municipal foi instaurada para melhoria da segurança pública, hospital com maternidade que é referência. Qualidade na educação como escolas em tempo integral, novas CMEIS e um grande complexo educacional para capacitar seus professores e educadores e assim caminha Pinhais, uma cidade que proporciona qualidade de vida.

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PINHAIS – por Cristhiane Kulibaba Ishi


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *