Notícias

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03 – Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, celebrado desde 1909, é oriundo de um cenário de lutas femininas por identidade e autonomia na vida, no trabalho e na sociedade.
Há ainda muito a ser feito pelo reconhecimento e fortalecimento da mulher em vários contextos, porém não se pode negar que hoje, mais de um século depois, sãovárias as conquistas femininas e em suas diversas formas, inclusive em espaços rotulados como exclusivamente masculinos. A própria advocacia é um exemplo.Embora seja uma das profissões mais antigas, no Brasil, demorou cerca de quatro séculos para que uma mulher pudesse exercê-la. Apesar disso, hoje, as inscrições na Ordem dos Advogados do Brasil são majoritariamente femininas.
Por isso, é dia de comemorar as vitórias femininas que remetem ao momento históricoprotagonizado por nossas antecessoras, mas também é preciso comemorar nossas vitórias diárias. Precisamos reconhecer queas mulheres, com seus talentos natos e muita dedicação, dão conta de tudo a que se propõem a fazer e o fazem com excelência.
A mulher tem uma habilidade incrível em assumir multitarefas e se desdobrar em várias para conduzir a vida pessoal, profissional e familiar. Os últimos dois anos (pandêmicos) provaram ainda mais a força e a garra da mulher, em especial da mulher advogada, que continuou firme cumprindo seus prazos e comparecendo às audiências virtuais, ao mesmo tempo em que – muitas vezes – cuidava da casa e dos filhos.
No poema de Rafael Clodomiro:
A Mulher Advogada,
é independente e corajosa.
Se defende e se protege
de forma cuidadosa.

A Mulher Advogada
é uma grande conciliadora
de suas múltiplas funções
que a fazem batalhadora.

A Mulher Advogada
é responsável e atuante,
consciente e decidida
a seguir sempre adiante.

A OAB São José dos Pinhais reconhece a importância e o potencial da mulher e celebra este dia, homenageandotodas as mulheres, em especial as advogadas e aspirantes à advocacia.Na constante busca para que todas as mulheres advogadas estejam e permaneçam no coração da Ordem, desejamos um Feliz Dia Internacional da Mulher!
Luciane Sobral, vice-presidente da OAB/PR, Subseção de São José dos Pinhais.

Voltar
Atendimento facilitado