dez

Problemas da Advocacia: Captação de Clientes

Os advogados tem se deparado com problemas nas formas de captação de clientes, porque a antiga fórmula de projeção do nome para construção de uma carreira leva tempo e hoje há outros meios legais de se alavancar o nome. No livro sobre Marketing Jurídico, O Poder das Novas Mídias, da Editora Júrua, os autores Rodrigo Bertozzi e Renata Bucco falam exatamente sobre as novas formas de marketing digital, como fundamento para construir reputação pelas mídias sociais.

Do outro lado, embora a OAB/PR possua um parecer sobre essas questões, o que tem se tem visto é a utilização do facebook, e-mail marketing para desconhecidos, manifestações sobre sucesso em demandas e até valores recebidos. Na operação Lava Jato, por exemplo, há advogados publicando foto na internet do mandado de alvará de soltura.

A OAB/SJP tem recebido vários e-mails questionamentos sobre advogados que se utilizam da fanpage para comemorar sucesso em demandas, associações e sindicatos por captação ilegal e escritórios de contabilidade que oferecem “pacotão jurídico” para as empresas.

Por este motivo a OAB fará outros eventos e debates sobre os limites do marketing jurídico e esta apurando reclamações contra associações, sindicatos e escritórios de contabilidade que fazem captação ilícita de clientes, prejudicando toda classe.

Participem, enviem e-mail para sjpinhais@oabpr.org.br.

Jaiderson Rivarola – Vice-Presidente da OAB/SJP