Estudante de Direito Preso por Exercício Ilegal da Profissão desafia OAB

O estudante de direito do 2º ano preso pela Policia Civil, dia 11/03, em Fazenda Rio Grande, após assinar termo circunstanciado e ser liberado, publicou dois vídeos em que sugere ser vítima de inveja e desafia a Ordem ao fazer propaganda de seu trabalho.

Além de outras provas já levantadas pela autoridade policial, a publicação dos vídeos deixaram clara sua forma de atuação e do advogado que lhe dava suporte. Para o Presidente da Comissão de Fiscalização, Jairo Chiuratto da Silva, o falso advogado prejudica os bons profissionais e desgasta a imagem da profissão perante a sociedade.

O advogado vai responder a processo disciplinar por facilitar o exercício da profissão por não inscrito, já o estudante por exercício ilegal da profissão, falsidade ideológica e até mesmo estelionato.

A Comissão de Fiscalização, Ética e Prerrogativas da Subseção vai se reunir para apresentar proposta ao Conselho Seccional sobre acadêmico de direito que se passar por advogado. Na proposta, além de ser impedido de ingressar nos quadros da Ordem, seja também notificado o Ministério Público Federal e a instituição de ensino, para instaurar procedimento de expulsão do aluno.

OAB/SJP