Notícias

Blog Single Image
02
abr

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO – pela Comissão de Direito à Saúde


A ONU definiu o dia 02 de abril como dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul, no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A cor azul foi escolhida em razão de que o autismo ocorre mais em meninos do que em meninas. Autismo significa “viver em termos do próprio eu (self). Tem essa denominação porque o autista parece centrado em si mesmo, com dificuldade para perceber o mundo ao seu redor[i].

O autismo pode ser considerado um transtorno neurobiológico, cujas características mais conhecidas são os movimentos repetitivos ou estereotipias; as hipersensibilidades, os maneirismos, déficits em habilidades sociais, comunicação e linguagem; entre outros. Com isso, é imprescindível que os aspectos e diagnósticos do autismo sejam esclarecidos a fim de que pais, mães e até profissionais fiquem por dentro de todas as informações necessárias. Um diagnóstico rápido é extremamente importante para que o paciente receba o tratamento adequado ao seu grau de autismo, devendo ter respeitadas suas necessidades pessoais e preferencias.

Importante enfatizar que no decorrer dos últimos anos, inúmeras foram as legislações que buscaram assegurar aos portadores de deficiência a integração social para o fim de garantir tutela jurisdicional de interesses coletivos difusos, estabelecendo critérios gerais básicos para proporcionar acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, com o fim último de assegurar aplicação dos direitos em favor dos portadores do Transtorno do Espectro Autista.

Comissão de Direito à Saúde da OAB de São José dos Pinhais-PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *