jun

Tribunal do Júri: Juízes Homenageiam Advogado Leopoldo Antônio Sokolowski

Na quinta-feira, 22/06, o salão do Tribunal do Júri de São José dos Pinhais foi palco de uma grande solenidade de reconhecimento ao advogado Leopoldo Antônio Sokolowski, escolhido pelos Juízes e ratificado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, como nome do Tribunal do Júri. Leopoldo era inscrito na OAB/PR sob o n.º 1116 desde em 08/03/1955, exerceu a advocacia na Comarca de São José dos Pinhais. Atuou em causas cíveis e principalmente nas causas criminais por quase sessenta anos, tendo participado de seu último júri, com 87 anos de idade, há menos de seis meses antes de seu falecimento ocorrido em 24 de abril de 2013.

tribunal do juri

Em dezembro de 2016, o Conselho Subseccional da OAB São José dos Pinhais aprovou a criação da Homenagem Leopoldo Antônio Sokolowski, justamente por ter sido exemplo de advogado combativo, ético e que se debruçava em processos da advocacia dativa assim como a todos os processos em que atuava, mesmo sem qualquer remuneração. Sokolowski era figura caricata nos corredores dos Fóruns, no Tribunal do Júri e por onde passava deixava sua marca. Na leitura de criação da homenagem a Dra Luciani Regina Martins de Paula, Juíza Titular da 1ª Vara Criminal recordou que o advogado comemorava seus aniversários no Tribunal do Júri. O Dr João Milton Salles, Promotor de Justiça, disse que ele foi um advogado que possuía grande poder de síntese e técnica, pois suas poucas linhas eram difíceis de serem rechaçadas, tinham mais conteúdo que muitas peças de várias laudas. Seu filho Olgierd Sokolowski descreveu com belas palavras sobre o homem que o inspirou como filho a trilhar o caminho da retidão, emocionando os presentes.

Pela OAB os advogados Nilton Ribeiro e o Presidente da Subseção, Jaiderson Rivarola se manifestaram: Ribeiro disse que fez alguns juris com Leopoldo e elogiou sua postura combativa na defesa de seus clientes. Já o presidente da Subseção, enfatizou a importância das homenagens, primeiro pela OAB e agora pelo Poder Judiciário e concluiu: “Foi um grande homem para seus familiares e para nós advogados, o Dr Sokolowski não ficará somente na parede deste Tribunal, mas gravado em nossos corações.”

Participaram da cerimônia organizada pela Juíza da 1ª Vara Criminal, Luciani Regina Martins de Paula e Ivete Faccenda; a viúva Irena Sokolowski, os filhos do homenageado: Iriléa Cristina Sokolowski, Liliana Cristina Sokolowski e Olgierd Antoni Sokolowski; Juiz Titular da 2ª Vara Cível, Ivo Faccenda; Juíza Titular da 3ª Vara Cível Marcia Huber Mosko; Juíza Titular da Vara de Família e Anexos, Ilda Eloisa Correa de Moricz; Promotores de Justiça: Marco Aurélio Leão e João Milton Salles. Também prestigiaram a cerimônia a diretora tesoureira da Subseção, Adriana Szabelski; Deputado Federal Leopoldo Meyer; representando o Prefeito de São José dos Pinhais, o Secretário de Governo Augustinho Michalizen; Prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski, magistrados aposentados, servidores, serventuários, familiares e advogados.

OAB – Paraná

Subseção de São José dos Pinhais