Palavra da Presidente

Caríssimos advogados e advogadas,

Neste dia 11 de agosto, comemoramos nosso dia, o dia do Advogado.

Advogar, nas condições atuais, se tornou um desafio. Difícil pelas limitações que estamos enfrentando em razão dos fóruns fechados; pela ausência de atendimento presencial; e ante dificuldades de realizações de audiências virtuais, dentre outras.

Contudo, mesmo com os percalços enumerados, havemos de superar, pois advogar é um sacerdócio, e, exercer a nossa profissão requer destemor, amor a profissão, disposição ao aprendizado, sabedoria nas decisões, e acima de tudo, crença na Justiça. A advocacia não é a profissão das certezas, mas sim, das esperanças.

Superaremos este tempo de dificuldades com dignidade e ética, assim honramos a advocacia.

Sejamos persistentes ante as dificuldades que fazem parte de nossa profissão, pois, é graças à advocacia que se protege a honra das pessoas ou se obtém reparação quando ela é atingida. O patrimônio do nosso cliente, também é recuperado ou protegido em razão do trabalho do advogado. É, também pelas mãos da advocacia que se garante o cumprimento dos direitos e garantias constitucionais, entre eles o direito à liberdade, ao devido processo legal e ampla defesa.

Não é por acaso, nem por corporativismo, que a Constituição traz o advogado como indispensável à administração da Justiça.

Nessas condições, é impossível admitir a existência de um estado de direito, de uma sociedade civilizada, se afastarmos a presença da advocacia. Consequência lógica disso: não há civilização sem advogados.

Portanto, a advocacia pode se transformar ao longo do tempo, mas jamais deixará de existir.

De tal modo, o Dia do Advogado deve ser comemorado não apenas em 11 de agosto, mas todos os dias em que realizarmos nosso trabalho com respeito, seriedade e ética.

Em todos estes anos, sempre fizemos inúmeras comemorações por este dia. Contudo, este ano, em razão da pandemia, fomos desafiados a nos reinventar.

Desta forma, vamos realizar eventos virtuais, entre os dias 17 a 29 de agosto, para juntos agregarmos conhecimento e trocarmos experiências.

Contamos com a participação de todos. Parabéns a todos nós.

ADRIANA SZABELSKI
Presidente da OAB/PR
Subseção de São José dos Pinhais