OAB/SJP na Secretaria de Segurança Pública do Estado

IMG_5689

A OAB/SJP representada por seu Presidente, Jaiderson Rivarola, esteve, em 01/03, na Secretaria Pública de Segurança do Estado do Paraná, com outros representantes de entidade locais, oportunidade em que foram apresentadas propostas e pedidos de atenção especial para a segurança em São José e região.

O Delegado da Polícia Federal Roberto Mello Millaneze, acompanhado de assessores, recebeu a comitiva, ouviu os presentes, dentre eles agricultores do Caminho do Vinho e sua representante Luiza Stocco. Em seguida o Delegado fez uma explanação sobre o “Mapa do Crime” em que reconheceu o aumento da violência em São José dos Pinhais e região metropolitana.

Jaiderson Rivarola fez ponderações sobre a necessidade de se aumentar o efetivo na cidade que ocupa a 2ª arrecadação do Estado, dar condições de trabalho e reconhecer aqueles que estão na linha de frente. “Vemos policiais sem armamento adequado e, de outro lado, cidadãos que querem ver a Polícia nas ruas e esperam respostas dos Boletins de Ocorrência, por vezes esquecidos na Delegacia por falta de investigadores. Peço, ainda, o andamento da construção da nova Delegacia e a garantia de vagas no Centro de Detenção Provisória, como foi prometido a época de sua instalação.”

Participaram da reunião as seguintes autoridades: Presidente da OAB/SJP, Jaiderson Rivarola; Diretor da Associação Comercial Luiz César Schilipack, representando a Secretaria de Segurança de São José, Erivelton Fernandes; representando diversas associações da área rural, Luiza Stocco; Oficiais da PM: Capitão Perim, Capitão Ivan e Major Melo; Secretário de Planejamento de Agudos, Tobias Neto e Secretário de Defesa Social de Mandirituba, Jair Duarte.

OAB/SJP

Propostas que tiveram a participação do Conselho de Segurança, PM/PR, Rotary Afonso Pena e Entidades da Área Rural:

– descentralizar o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) para instalação de central 190 em São José dos Pinhais;
– aumentar efetivo de policiais civis e militares;
– renovar a frota de viaturas da 1ª Cia da PM;
–  alterar a forma de contratação para reparo de viaturas;
– valorizar os profissionais de Segurança Pública;

– dar prioridade na construção da Delegacia Cidadã;
– disponibilizar vagas exclusivas para São José no Centro de Detenção Provisória, condição da permissão de sua instalação;