ago

OAB/PR Lança Campanha Contra Violência Doméstica: Paz no Lar a OAB Defende esta Causa

No dia 18 de agosto a Subseção da OAB São José dos Pinhais, e a Comissão de Advogados de Fazenda Rio Grande, com o apoio do Município de Fazenda Rio Grande e da Comissão Estadual de Estudo de Violência de Gênero, promoveram o Seminário “Análise da Violência contra a mulher no ambiente doméstico”, e lançamento da Campanha “Paz no Lar, a OAB defende esta Causa”.

O evento teve grande repercussão local, sendo que passaram pelo Teatro Municipal aproximadamente 300 pessoas. Além da grande aceitação e adesão da comunidade de Fazenda Rio Grande, foco da campanha, que se fez presente por lideranças religiosas, estudantes, advogados, profissionais das áreas da segurança, saúde e educação, o Seminário foi prestigiado por diversas autoridades locais e de municípios vizinhos.  “Lançamos uma semente para que possamos tratar este assunto com mais seriedade, a violência doméstica é uma realidade que precisamos mudar.” disse a Presidente da Comissão, advogada Josiane da Silva.

Durante o Seminário o Juiz de Direito, Dr. Fabiano Berbel recebeu o Banner da Campanha e folders que ficarão no fórum, para servirem de orientação à comunidade sobre as formas que a violência contra a mulher podem se exteriorizar. “Essa parceria com o próprio Poder Público pode propiciar um grande alcance para esta Campanha, precisamos fazer chegar em locais de grande concentração de pessoas, bem como enviar para as escolas públicas. É importante dizer que a OAB é um órgão de classe que trabalha pelos  advogados e para a sociedade”, disse o Presidente da Subseção, Jaiderson Rivarola.

O Seminário contou com a presença das seguintes autoridades:

Presidente da Subseção OAB São José dos Pinhais: Dr. Jaiderson Rivarola;

Prefeito Municipal, Marcio Wozniack;

Presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Cesar de Lima Theodoro;

Magistrados: Fabiano Berbel, (Diretor do Fórum), Thiago Bertuol de Oliveira, (Juiz de Direito Titular da Vara Cível), Gustavo Tinôco, (Juiz de Direito Substituto da Vara de Família);

Membros do Ministério Público: Dr. Ricardo Casseb Lois, (Promotor de Justiça da 1° Promotoria), Carlos Eduardo Azevedo, (Promotor de Justiça da 3° Promotoria);

Deputado Federal: Antonio Wandscheer, representado pelo Assessor e Advogado Alisson Wandscheer;

Vereadores: Delegado Fabio Machado, Isabel Cristina Govea Baran, Policial João Batista de Oliveira;

Secretários municipais: de Governo, Francisco Roberto Barbosa, Secretário de Assistência Social José Roberto Zanchi, Secretário de Saúde e advogado Rejomar Lopes de Andrade, Secretário de Educação e de Planejamento Ednelson Sobral;

Secretária Municipal de Política para as Mulheres de Campina Grande do Sul: Tatiane R. Fernandes;

Coordenadora do CRAM Curitiba, (Centro de referência e atendimento à mulher em situação de violência): Walquiria Onete Gomes;

Presidente do Conselho Municipal da Mulher: Ana Lúcia Pacheco;

Delegado de Polícia Civil: Mario Sérgio Bradock Zacheski (titular);

Polícia Militar: Capitão Luciano Rasera, (lotado no 13° Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná);

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande: Gastão Fabiano

Presidente da CEVIGE da Subseção OAB São José dos Pinhais: Vanessa Silotti;

Presidente da Comissão Direito das Famílias da Subseção OAB São José dos Pinhais e Membro da Comissão Estadual de Advocacia Dativa: Dra. Delamare Bonfim.

OAB/PR – Subseção de São José dos Pinhais