set

OAB Obtém Liminar da Justiça Federal para fechar Escritório de Falsa Advogada

A OAB/SJP recebeu denúncia de que uma falsa advogada estaria atuando no centro de São José dos Pinhais e com a Comissão de Fiscalização, orientada pela procuradoria, chegou a requisitar a autoridade policial para verificar a situação. Na oportunidade não houve flagrante que possibilitasse a prisão, mas a documentação foi encaminhada a OAB\PR para as providências legais.

Causou surpresa o fato de uma pessoa sem formação jurídica ser proprietária de um escritório de advocacia no centro da cidade, que abriga profissionais inscritos na Ordem. Essa situação é prova da crise da advocacia brasileira, onde falsos advogados e esquemas de captação ilegal se proliferam.

Segundo informações da OAB/PR, a 1ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, apreciou Ação de Obrigação de Não Fazer contra a empresa Cleunice do Prado Ochinski – ME e sua administradora, Cleunice do Prado Ochinski, por exercício ilegal da advocacia. A empresa se identificava como “Castro Advocacia e Consultoria Jurídica”. O juiz federal Friedmann Wendpap determinou a imediata suspensão das atividades privativas de advogado e fixou multa no valor de R$1.000,00 por dia, caso haja continuidade da prática.

A Comissão de Fiscalização, Ética e Prerrogativas da Subseção tem desempenhado papel fundamental pela profissão, pois também fará visitas a magistrados, assessores, Promotores de Justiça, serventuários e Delegados, para tratar sobre as prerrogativas dos advogados.

A OAB/SJP parabeniza os advogados que encaminham as denúncias, a Comissão e a Procuradoria da OAB/PR por prezarem pelo futuro da advocacia São-joseense e do Paraná.

OAB/SJP

Veja a noticia veiculada no site da OAB/Paraná e a integra da Decisão clicando aqui.