dez

OAB acompanha Prisão de Advogado no Centro de São José dos Pinhais

Para salvaguardar as prerrogativas e acompanhar o ato, a convite da Polícia Federal, na tarde da última quarta-feira, 20/12, o Presidente da Subseção, Jaiderson Rivarola e o Vice-Presidente Celso Gutmann, acompanharam o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em escritório de advocacia no centro de São José dos Pinhais. Um advogado, recém inscrito na Ordem, foi preso por crime de apropriação indébita, falsidade ideológica e peculato, por ordem de Juiz da 23ª Vara Federal de Curitiba.

Segundo informações do delegado as medidas junto à autoridade policial foram realizadas por servidores da própria Vara da Fazenda Pública, que detectaram a fraude na adulteração de precatórios de dívidas da União, em processos físicossendo que o montante levantado pode chegar a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). O servidor da Vara da Fazenda Pública era responsável por fazer as alterações e o advogado pela retirada,  ambos foram presos e encaminhados à carceragem da Polícia Federal onde ficarão à disposição da justiça

O Delegado Fabrício Blini e sua equipe cumpriram os mandados sem causar alvoroço e ou qualquer constrangimento, o advogado foi preso e acompanhou a realização da Busca e Apreensão de documentos relacionados à investigação. O advogado não negou a pratica dos supostos delitos e deu detalhes do esquema que envolvia servidor público da Vara da Fazenda Pública de São José dos Pinhais.