Nota da OAB sobre a Segurança Pública em São José dos Pinhais

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de São José dos Pinhais tomou conhecimento de um dos episódios mais violentos no centro da cidade, ocasião em que uma empresa e uma residência foram invadidas e houve confronto com a Polícia Militar e Guarda Municipal, com a morte de um dos assaltantes e de um guerreiro da polícia militar do Paraná.

Este caso, ocorrido hoje, 27/11, chamou a atenção pelo horário em que ocorreu logo no início da manhã e pela reação violenta a abordagem dos Policiais e Guardas Municipais, com vítimas na mira dos marginais e o excelente trabalho dos envolvidos, que infelizmente a Polícia Militar perdeu um herói assassinado enquanto participava da contenção do atirador.

Sim, o Policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) Cleverson dos Santos, casado, pai de dois filhos foi um herói que não se intimidou e se manteve fiel ao propósito de cumprir o procedimento para impedir que o atirador alcançasse as ruas enquanto disparava em todas as direções.

Basta, chegou o momento de a sociedade civil participar ativamente de ações concretas que contribuam para a segurança pública com projetos como o “Vizinho Solidário” e de outro lado buscarmos mais atenção do Estado para a segunda arrecadação em ICMS e seus mais de trezentos mil habitantes.

No próximo dia 14/12, na Associação Comercial – ACIAP, das 08:00 às 12:h00 haverá eleição para o Conselho de Segurança, uma oportunidade de buscamos alternativas para a segurança pública e exigirmos do Estado mais atenção e investimentos na área de Segurança Pública em São José dos Pinhais.

Jaiderson Rivarola
Vice-Presidente da OAB/SJP no Exercício da Presidência