Juízes do Trabalho se Reúnem com Representantes da OAB São José

FullSizeRender(18)

Na última segunda-feira, 06/03, representantes da OAB se reuniram com Juízes do Fórum Trabalhista de São José dos Pinhais, com a presença do Juiz Auxiliar da Presidência do TRT9, Dr. Fernando Hofmann. O Presidente, Jaiderson Rivarola, agradeceu a oportunidade e enalteceu a importância da pauta, ocasião em que foram abordados assuntos como o trabalho da OAB e sua contribuição à melhoria da Justiça; do resultado da pesquisa sobre as prerrogativas nas audiências de conciliação; expedição de alvará somente em nome do reclamante e da atuação dos Advogados correspondentes.

Os magistrados reconheceram a iniciativa da Ordem, mas demonstraram preocupação com a manifestação publicada sobre constrangimentos nas audiências de conciliação. Segundo eles a condução das audiências é feita de forma harmoniosa, mas reconhecem que se há excessos devem ser apurados pela OAB. Em relação à reclamação da expedição da guia de retirada somente em nome do Reclamante, não foi possível mudanças porque se trata de entendimento jurisdicional, sem possibilidade de uniformização. Também pelos magistrados houve sugestão para que haja acompanhamento da atuação dos advogados correspondentes e o reconhecimento da proposta da Ordem para realização de cursos de conciliação com a participação dos magistrados.

Para a Subseção as reclamações na pesquisa sobre prerrogativas apontaram a necessidade de conversar com os magistrados, principalmente do tratamento dispensado aos iniciantes. A OAB local espera que a reunião seja uma forma de “virar a página” para que o trabalho do advogado e do magistrado seja pautado pela urbanidade e respeito mútuo. Contudo, em casos de desrespeito às Prerrogativas os advogados têm sido orientados a enviarem provas para que a Ordem tome providências de forma institucional, sem a necessidade de exposição daquele que reclamar.

O Presidente da Subseção, Jaiderson Rivarola, agradeceu a Diretora Edilaine Stinglin e a participação de todos os Juízes em receber os representantes dos Advogados. Ao final todos aquiesceram da necessidade de um canal permanente de comunicação, porque a Ordem em São José dos Pinhais esta disposição dos advogados e da sociedade civil, sempre buscando a melhoria do Judiciário e contribuindo para tal.

Participaram da reunião pela OAB: o Presidente, Jaiderson Rivarola; Secretário Geral Adjunto, Guilherme Augusto de Araújo, Presidente da Comissão de Fiscalização, Ética e Prerrogativas, Jairo Luiz Chiuratto; demais membros da Comissão de Fiscalização, Lincoln Jefferson Ribeiro, Francisco Camargo Chiuratto Silva, Debora Cristina de Castro Rocha e Willians Fernandes de Souza; Presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Leandro da Costa Zdradek e demais membros da referida Comissão, Andressa Pinheiro e Tamires Ferreira da Silva.

Participaram da reunião os Magistrados: Diretora do Fórum e Juíza da 1ª Vara, Edilaine Stinglin Caetano; Juíza da 2ª Vara, Luciane Rosenau Aragon;  Juíza da 3ª Vara, Sandra Mara de Oliveira Dias; Juíza da 4ª Vara, Claudia Mara Pereira Gioppo; Juiz da 5ª Vara, Leonardo Vieira Wandelli; Juiz do Trabalho Substituto da 3ª Vara, Jeronimo Borges Pundeck; Juiz do Trabalho Substituto da 5ª Vara, Edson Takeshi Assahide; Juíza do Trabalho Substituta da 2ª Vara, Lara Cristina Vanni Romano e o Juiz Auxiliar da Presidência do TRT9, Fernando Hofmann.