Notícias

Blog Single Image
14
ago

Iniciativa da OAB e Observatório Social oferece Curso contra a Corrupção

A OAB/PR – Subseção de São José dos Pinhais, abrange os Municípios de Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Mandirituba, Pinhais e Piraquara e em parceria com o Observatório Social, vão preparar cidadãos para ajudar a acompanhar compras e licitações, entrega de obras e prestação de serviços públicos e o empreguismo de parentes na administração, para dar ferramentas desde noções básicas à técnicas contra o desvio de dinheiro público.

A preparação de cidadãos voluntários é uma forma das instituições se fortalecerem, mesmo o Poder Público, porque os questionamentos podem ajudar na revisão de decisões, prevenindo direcionamento de licitações e superfaturamento nas compras. “A iniciativa foi sugerida porque muitas pessoas querem ajudar efetivamente a combater a corrupção, possuem tempo e só precisam de orientação de como acompanhar licitações, identificar o emprego de parentes e outras forma de desvios”, diz Jaiderson Rivarola, Presidente da OAB São José.

O Presidente do Observatório Social, Carlos Vanderlei Muhlstedt agradece o apoio e parceria com a OAB São José dos Pinhais e enaltece a importância de iniciativas que contribuam com a própria administração na aplicação de recursos, para se evitar a corrupção. “Precisamos construir um País melhor e isso deve partir de todos nós. Se os cidadãos estiverem preparados, nós teremos mais sucesso que os processos judiciais que recuperam apenas 5% do dinheiro desviado.”

Para realizar os cursos e palestras foram procurados Advogados, Promotores de Justiça, Procuradores do Tribunal de Contas, Ministério Público Federal, Magistrados e especialistas em administração pública, além de buscar livros e casos de sucesso relatados no Brasil e no exterior. Há consenso entre especialistas que quanto mais o cidadão acompanhar audiências públicas, tomadas de decisões de conselhos municipais, aliado ao conhecimento para analisar situações serão óbices às tentativas de desvio de dinheiro público em qualquer modalidade. As datas e horários serão divulgados pela OAB São José, conforme a agenda dos palestrantes.

OAB – São José dos Pinhais


Comentários no Facebook