Notícias

Blog Single Image
17
ago

Histórias do Judiciário São-joseense: O Juiz que ajudou a Construir o Cinema


O Advogado Dirceu Précoma, ex-presidente da OAB SJP, tem muitos causos pra contar sobre o judiciário de nossa cidade, pois há mais de 37 anos é advogado militante. Vamos a um deles que me relatou em um evento da OAB.

“Em meados de 1968 o Juiz de Direito era o Dr. Adolpho Kruger Pereira, que no final do expediente do Fórum ia até a casa dos meus pais para nos ajudar na construção do cinema.

Ele tomava um aperitivo, tirava o paletó e a gravata para ajudar a preparar o concreto e assentar tijolos. Era uma pessoa muito carismática e que acreditava no desenvolvimento de São José dos Pinhais.

O único cinema de São José, na época, foi reestruturado por meu pai Daniel Précoma e reinaugurado para 420 pessoas, com uma estrutura moderna em 1979. Atendeu a cidade até 1987 como Super Cine Ideal e após ser arrendado passou a se chamar Cine Plaza e foi desativado em 1993.

Adolpho Kruger Pereira foi juiz na Comarca de 1967 a 1973, deixou sua marca como juiz e como um cidadão que se doava pelos amigos e projetos como o do cinema. A lei municipal 43/1972 lhe concedeu o título de cidadão honorário.”

A partir de agora vamos convidar advogados, promotores de justiça, serventuários, escrivães, juízes e desembargadores para nos ajudar a reviver a história do judiciário São-joseense.

Participe, envie sua história.

Jaiderson Rivarola

Vice Presidente da Subseção

Leia mais sobre o cinema em SJP no documentário da historiadora Maria Angélica Marochi, reportagem da Gazeta do Povo e da trajetória de Juiz a Desembargador do Dr. Adolpho Kruger Pereira:

Documentário sobre o Cinema São José dos Pinhais

Matéria Jornal Gazeta do Povo 1 Parte

Matéria Gazeta do Povo 2 Parte

Mais sobre o Desembargador Adolpho Kruger Pereira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *