Notícias

Blog Single Image
08
jan

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – Por Luciano Alberti de Brito, Coordenador Geral de Comissões


A história de São José dos Pinhais teria início, segundo historiadores, por volta de 1660, onde colonizadores em busca da extração do ouro se instalaram num povoado próximo à Serra do Mar, conhecido como Arraial Grande.

A criação do município ocorreu em 16 de julho de 1852, por meio do Decreto de Lei nº 10, da Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo, sendo a sede chamada de Villa de São José dos Pinhais. Contudo, o reconhecimento de fato se deu com a posse de seus primeiros vereadores, em 8 de janeiro de 1853, dia em que se comemora a data da Emancipação Política de São José dos Pinhais. Naquela época, integravam o território do município, parte de terras das atuais cidades de Araucária, Piraquara, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul e Agudos do Sul.

Inclusive, o Paraná somente se desmembrou da Província de São Paulo no final daquele ano de 1853, no dia 19 de dezembro, data em que também se comemora a Emancipação Política do Estado.

Somente em 27 de dezembro de 1897, a vila finalmente foi elevada à categoria de cidade.

Atualmente, São José dos Pinhais possui aproximadamente 330.000 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE/2020, representando um dos principais municípios do Estado em arrecadação e PIB, com segmentos fortes na indústria, comércio e agricultura.

Por Luciano Alberti de Brito, Coordenador Geral de Comissões


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *