Notícias

Blog Single Image
20
mar

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PINHAIS – POR MARIANA ZOTTA MOTA, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO DAS FAMÍLIAS E SUCESSÕES DA OAB/SJP


Há 29 anos surgiu Pinhais. Emancipou-se do Município de Piraquara em 20 de março do ano de 1992, tornando-se o menor Município do Paraná. Menor em territorialidade, e grande em riquezas, ações, e belezas naturais. Bela Pinhais.

Sua pequena territorialidade não inibiu quem aqui pudesse e quisesse crescer. Durante muitos anos estivemos entre os 10 melhores PIB’s do Paraná, e hoje alcançamos a décima primeira posição, sendo ainda considerada uma das 100 melhores cidades para se viver no Brasil, segundo estudo realizado recentemente pela revista Exame.

Desde sua emancipação, o crescimento exponencial da cidade de Pinhais, fez atrair empresas que aqui investiram, bem como uma nova população que visou e visa primordialmente o bem-estar e qualidade de vida, que não mais se encontram nos grandes centros, tanto é que o destaque deste Município é visível em números. O ritmo do crescimento da cidade é, atualmente, fato observado nos mais diferenciados meios que avaliam o desenvolvimento da Região Metropolitana da capital paranaense. A economia do município esteve diversificando-se nos últimos anos, principalmente pelas indústrias de ponta de serviços especializados, destacando-se e oferecendo ótimas oportunidades para o investimento da região. Assim, a cidade se destaca hoje como o 14° Município com melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná e tendo ainda sido eleita a 3° melhor cidade em desenvolvimento do Estado, com indicadores de melhores empregos, renda, educação e saúde.

Não sem motivo o Município de Pinhais foi considerado entre os 100 melhores municípios do Brasil, e com menos de 30 anos de história, a cidade já fez sua história.

Diversos empreendimentos surgiram ao longo de sua emancipação, e hoje a cidade conta com importantes áreas de preservação ambiental e parques de lazer, e até mesmo um parque voltado ao bem-estar animal. Ao longo dos anos recebeu novas escolas municipais, centro profissionalizante e creches. Novas unidades de pronto atendimento, e uma maternidade.

Datas comemorativas também foram implementadas, objetivando uma nova fonte de rendimentos ao Município, como o famoso festival de teatro, festival da canção, que visa o incentivo e expansão cultural entre alunos e munícipes, o festival da feijoada e o famoso festival da cerveja artesanal, tendo com este último surgido a rota da cerveja artesanal, que atrai diariamente turistas à região.

Além do reconhecimento e crescimento cultural da cidade de  Pinhais, o Município conta também com importantes políticas públicas voltadas ao meio ambiente, assunto extremamente necessário nos dias atuais.

De toda a infraestrutura destacada, no âmbito jurídico, Pinhais também é acolhida a contento, sendo a população atendida por um fórum cível, um fórum trabalhista e um fórum eleitoral, além de um posto avançado do Instituto nacional de seguridade social, INSS, e não menos importante, o destaque para os mais de 520 advogados ativos, dispostos e combativos, presentes no Município.

Pinhais, a certeza de seu crescimento é o combustível da população, que fiel e sempre esperançosa, agradecem por seus 29 anos. Parabéns linda Pinhais, cidade modelo do Estado do Paraná.

 

por: Mariana Zotta Mota, Munícipe de coração da Cidade de Pinhais e Presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da OAB/SJP.  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *