Notícias

Blog Single Image
15
jun

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA – por Haila Rogéria Braholka, Membro da Comissão de Direitos Humanos.


Neste período de pandemia, em que surgiu a necessidade de proteger com mais afinco nossos idosos, devido ao maior risco do agravamento e óbito devido ao Coronavírus, temos que nos lembrar que os idosos devem ser protegidos contra toda e qualquer violência, seja ela física, psicológica ou por negligencia.

No atual momento em que o mundo vive, vemos o risco constante de perder nossos entes queridos e observamos o quão importante cada um deles é, (avós, pais, tios) cada pessoa, foi necessário a ameaça da perda, para que muitos destes fossem vistos e valorizados, para que os asilos fossem colocados no ponto focal, com a necessidade de proteger aqueles que estão mais vulneráveis.

Ocorre que fora da pandemia, muitos idosos, sofrem maus tratos, negligencia, agressões físicas e psicológicas, são negligenciados por aqueles que deveriam ser seus responsáveis, até mesmo pelo próprio Estado, são abandonados.

Independentemente da idade, condição de saúde, condição financeira, todos são acima de tudo humanos e devem ter seus direitos, sua honra, sua saúde e sua vida, honrados, garantidos e protegidos. 

Agressão física, psicológica, negligência e abandono, nunca deveriam ser palavras utilizadas para descrever ações de um ser humano contra o outro, principalmente contra aqueles que contribuíram na formação, criação e desenvolvimento de tudo que somos hoje e poderemos ser no futuro.

Não existe um futuro, se o passado não for valorizado, não existe uma geração se a geração anterior não existisse. Somos hoje o que será o passado para a próxima geração. Fazemos todos parte de uma grande linha evolutiva, na qual todos são importantes e necessários.

São idosos, que nos trazem conhecimentos ancestrais, alguns até esquecidos, que nos demonstram experiência, que podem nos contar estórias e histórias. São aqueles que influenciam diretamente na formação moral das crianças com quem convivem e que tornam os dias mais esperançosos.

Cabe a cada um, zelar pela integridade física e psíquica de nossos idosos, protegendo e denunciando todos e quaisquer maus tratos, guardando-os como os verdadeiros tesouros que são na vida de cada um.

Não esperemos que uma pandemia, traga o risco de perde-los para que possamos vê-los e valorizá-los, utilizemos o dia a dia para cuidar de cada um deles e se conscientizar que a violência contra os idosos, embora desprezível, ainda ocorre em nossa sociedade, e no dia mundial da conscientização contra a violência ao idoso, tenhamos consciência de que devemos galgar a proteção, integridade e garantia de seus direitos, com respeito e admiração.

 

Por Haila Rogéria Braholka


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *