Notícias

Blog Single Image
07
abr

DIA MUNDIAL DA SAÚDE – por Flávia Bonin, Membro da Comissão de Direito à Saúde da OAB/SJP


No dia 07 de abril é comemorado o DIA MUNDIAL DA SAÚDE, data em que a Organização Mundial da Saúde foi criada em 1948, sendo comemorado pela primeira vez em 1950.

No dia da saúde a mencionada organização levanta um tema atual relacionado à saúde para ser tratado, criando políticas e conscientização da população sobre o tema escolhido.

Neste ano de 2021, o tema escolhido é “construção de um mundo mais justo e saudável”[1], a temática levantada para este ano é de suma importância, tendo em vista o momento atual em que passamos.

Estamos em meio a uma pandemia desde o início de 2020, nesse período tivemos avanços na medicina como, por exemplo, as vacinas que vem sendo aplicadas desde o final do ano passado.[2]

Entretanto, mesmo com os avanços dos estudos em relação ao SARS-CoV-2, ainda existem muitos casos, muitos óbitos, além das sequelas em indivíduos que contraem a doença.

Ainda, neste mesmo liame podemos ressaltar que o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde este ano é extremamente relevante não só pelo ponto de vista do cenário pandêmico, pois ter um mundo saudável e justo para todos deve ser a busca diária. Porém, infelizmente o acesso a uma vida saudável e acompanhamento em saúde não está ao alcance de todos.

Vale lembrar o artigo 196 da Constituição Federal[3] brasileira que dispõe o seguinte:

a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Entretanto, não é a realidade que vivemos, mesmo com todas as políticas públicas para garantia da saúde aos cidadãos, ainda não são todos que possuem acesso aos serviços de saúde tal como prevê a Constituição Federal, trata-se de privilégio de poucos o acesso adequado à saúde seja na atenção básica, seja em atendimentos especializados.

A construção de um mundo mais justo e saudável começa com cada um cuidando de si com a responsabilidade que o momento exige e empatia com aqueles que todos os dias, há mais de um ano, travam batalhas com jornadas de trabalho exaustivas para cuidar dos nossos familiares e amigos que precisem de atendimento em saúde.

 

Texto elaborado por: Flávia Bonin, Membro da Comissão de Direito à Saúde da OAB São José dos Pinhais.

 

 

[1] WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Disponível em: https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2021; e

SESC – Serviço Social do Comércio. Disponível em: https://sesc-sc.com.br/site/saude/dia-mundial-da-saude-2021-vamos-construir-um-mundo-mais-justo-e-saudavel

[2] CNN BRASIL. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/24/quais-os-paises-que-ja-comecaram-a-vacinacao-contra-a-covid-19

[3] BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *