fev

DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA SOCIAL – Por Ana Paula Savaris Mayer, Vice-Presidente da OAB/SJP

Datas comemorativas ratificam a importância de simbolizar um marco em conquistas. O tema que hoje se comemora ganhou destaque quando em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 20 de fevereiro como o Dia Mundial da Justiça Social, com o objetivo de conscientizar as sociedades a respeito da ideia de igualdade entre os povos, respeito às diversidades culturais, e especialmente na construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva.

Falar sobre Justiça Social é tratar de princípios fundamentais de coexistência pacífica e próspera entre as nações, promovermos a igualdade de gênero ou os direitos dos povos indígenas e dos migrantes, quando eliminamos as barreiras que as pessoas enfrentam, por motivos de gênero ou relacionados com a idade, raça, origem étnica, religião, cultura ou deficiência, está no cerne da missão mundial das Nações Unidas a favor do desenvolvimento e da dignidade humana.

Com objetivo, corrobora o artigo 44, do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil: “A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, tem por finalidade: I – defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Sejamos nós, operadores do direito, garantidores de que a Justiça Social torne-se um exercício diário no desempenho do nosso ofício, eis que “Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento de justiça.” nas palavras do grande jurista Rui Barbosa.

Ana Paula Savaris Mayer

Vice-Presidente

Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/54922-dia-mundial-da-justica-social-20-de-fevereiro-de-2009