Notícias

Blog Single Image
03
dez

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Por Thiago Gabriel Mendes Córdova, Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Em 03/12/2020, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta celebração foi incorporada ao calendário mundial em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Tem como principal objetivo a promoção da pessoa com deficiência em todos aspectos da vida pessoal e profissional, bem como conscientizar, promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

A comemoração oficial, também contribuí para com a desmistificação da temática “pessoa com deficiência” perante a sociedade, reforçando a necessidade de dialogar e debater o tema no seio da sociedade, não devendo a deficiência ser encarada como um tabu.

Neste ano de 2020, mais do que nunca tornou-se importante a celebração desta data, aproveitando o momento de restrições e adaptação a rotina de vida pessoal, familiar e profissional trazido pelo isolamento social em razão da pandemia mundial do COVID-19.

É uma oportunidade única para reflexão, pois toda sociedade vem experimentando os efeitos da separação social, sentimento comum a pessoa com deficiência que vive grande parte de sua vida segregada da sociedade em razão das diversas barreiras existentes, uma delas o preconceito.

Portanto, a comemoração é importante para valorizarmos e reafirmarmos as liberdades constitucionais e garantias individuais, a exemplo do direito da liberdade de locomoção, família, habitação, saúde, educação, cultura, esporte e lazer.

Que possamos exalta o espírito da fraternidade e solidariedade, sendo empáticos ao próximo, respeitando as diferenças e limitações físicas, ou intelectuais de cada indivíduo, promovendo a inclusão social da pessoa com deficiência.

 

Por Thiago Gabriel Mendes Córdova – Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/SJP


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *