Notícias

Blog Single Image
19
abr

Dia do Índio – por Dra. Haila R. Braholka – Comissão de Direitos Humanos da OAB São José dos Pinhais


DIA DO ÍNDIO

No dia do índio devemos lembrar a importância destes povos para o desenvolvimento da nossa nação, mas é impossível diante do que temos vivido ultimamente não lembrar que a primeira epidemia de doenças que ocorreu no Brasil, se deu exatamente contra o povo indígena, quando da chegada dos portugueses nas nossas terras.

Quando do descobrimento do Brasil, os portugueses trouxeram uma série de doenças, contra as quais os povos indígenas não tinham imunidade, o que gerou uma grande mortalidade, se não bastasse, também foram mortos por não servirem como escravos.

Na cultura indígena existe uma série de rituais físicos e espirituais para afastar determinadas doenças que assolavam seus povos, assim como rituais de passagens na vida, da infância para a vida adulta, por exemplo, há um leque impressionante de história, religiosidade, cultura, folclore e amor.

Os povos indígenas nos influenciaram na nossa alimentação, nos nossos hábitos de higiene diários, na nossa cultura, no nosso folclore, são o início da nossa história como nação, como povo, os primeiros guerreiros, aqueles que não foram escravizados, que lutaram para manter sua liberdade.

O povo indígena é a alma do povo brasileiro, guerreiro, livre, batalhador, esperançoso, religioso e acima de tudo unido. Somos um e como tal, todos devemos receber o devido respeito, a garantia de seus direitos, a liberdade de professar e disseminar a sua cultura, a garantia da “propriedade” para viver, se sustentar e se manter.

Neste dia do índio se faz necessário parar e refletir a importância desses povos em nossas vidas e a importância de garantir seus direitos e a preservação da flora e da fauna para garantir sua sobrevivência.

 

Dra. Haila Rogéria Braholka


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *