Notícias

Blog Single Image
08
dez

DIA DA JUSTIÇA – POR SIBELI GURSKI, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AO JUDICIÁRIO.


Foi a partir de 1945, por meio do Decreto-Lei nº 8.292, que o dia 08 de Dezembro tornou-se feriado forense em todo o Território brasileiro, em comemoração ao dia da Justiça.

Desde sua criação esta data tem por objetivo homenagear um dos três poderes da República do Brasil, o Poder Judiciário.

Além disso, visa homenagear todos os profissionais responsáveis em fazer com que a Justiça seja cumprida com imparcialidade.

Sendo assim, trata-se de um dia de celebrar a unidade de todos os protagonistas da Justiça, sejam eles Magistrados, Servidores, Membros do Ministério Público e, principalmente, a Advocacia, cuja indispensabilidade já foi reconhecida pelo artigo 133 da Constituição Federal.

Art. 133: “O advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da Lei”.

Neste dia, em especial, nos cabe uma reflexão de quão desafiador foi exercer a Justiça e nos adaptar a situação atual, em que, tivemos que sair da zona de conforto e encararmos um universo totalmente diverso daquele que estávamos habituados, principalmente naquilo que se refere ao mundo digital.

Talvez isso explique, o porquê da essencialidade da nossa profissão, pois é lindo de ver, que mesmo em meio a todas essas dificuldades diárias, a Justiça não deixou de ser exercida e, na maioria das vezes, conquistada.

Parabéns a todos que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, que não aceitam as imposições e fazem a diferença, seja no Bairro, na sua Cidade ou no Mundo, mas que fazem a diferença!!! Não aceitar o que nos impõe, também é uma maneira de fazer Justiça!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *