jul

Conselheiro Federal faz Alerta sobre Prerrogativas e Criminalização do Advogado

FullSizeRender_2Advogados, Diretores e membros da Comissão de Fiscalização, Ética e Prerrogativas e Subcomissão de Fazenda Rio Grande

O advogado Cássio Telles, Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, esteve na subseção e proferiu palestra no auditório “Francisco Ferreira Claudino – Dr Quito”.  Na abertura do evento, o Presidente, Jaiderson Rivarola, citou que os iniciantes são os que mais sofrem desrespeito e humilhação, não só por parte de autoridades, mas também pelos próprios colegas advogados.

Cássio Telles, em brilhante exposição, falou sobre as formas de defesa das prerrogativas no sistema OAB e fez um alerta: “estão relativizando direitos, conquistas importantes em nome da justiça. O escritório de advocacia é inviolável.” Telles também fez referência às operações da Polícia Federal e a criminalização do advogado, quando se inclui defensor como réu como forma de limitar a defesa.

Outros pontos da palestra: da importância de reclamar na ouvidoria dos tribunais;  da rede que a Ordem possui pelas prerrogativas, do Portal das Prerrogativas a assistência em atos e processos; da possibilidade de gravação das audiências conforme previsão no novo CPC e da postura diante de uma autoridade.

Há alguns anos a OAB tem se destacado na fiscalização da profissão e com a participação efetiva dos advogados, trata-se da necessária fase da valorização da profissão. Para o Presidente da Comissão de Fiscalização Ética e Prerrogativas, Jairo Chiuratto, “O conhecimento e a melhor forma de se exercer as prerrogativas.” e fez um apelo: “Vamos nos unir mais e juntos não haverá violação a prerrogativas sem resposta da OAB.”

OAB/SJP

Conheça o Portal: Prerrogativas