fev

COMENDA LEOPOLDO ANTONIO SOKOLOWSKI 2021

Em 2021, a Subseção de São José dos Pinhais, por meio do seu Conselho Subseccional, realizará a 2ª Cerimônia de entrega da Comenda Leopoldo Antonio Sokolowski. Faça parte deste momento tão importante para a advocacia local, realizando a sua indicação.

Envie seu relatório de indicação para a Comenda Leopoldo Antonio Sokolowski, até 30.05.2021, ao e-mail apoio.sjpinhais@oabpr.org.br.

Lembrando que os indicados, devem ser grandes personalidades da advocacia com inscrição de, pelo menos, 10 anos nesta Subseção, conforme o art.2º da Resolução 01/2018 do Conselho Subseccional.

HISTÓRICO DA COMENDA

Instituída em Ato Solene realizado em 03 de Dezembro de 2016, e presidida pelo então Vice-Presidente da OAB/PR, Airton Martins Molina. Posteriormente foi regulamentada por meio da Resolução 01/2018, do Conselho Subseccional da OAB – Subseção de São José dos Pinhais de 18 de Outubro de 2018; visa condecorar aqueles que se destacarem em prol da classe dos advogados e pela sociedade.

O primeiro Laureado,  escolhido pelo Conselho Seccional, ainda em 2018, foi o Dr. Tobias Antonio de Brito, primeiro tesoureiro da Subseção de São José dos Pinhais, foi aluno de Leopoldo Sokolowski no Ginásio Estadual Costa Viana; representou o Juízo local na eleição realizada em Guaratuba, e, a OAB/PR durante o plebiscito para desmembramento da região de Areia Branca dos Assis do Município de Mandirituba. A Cerimônia de entrega da Medalha, ocorreu durante o Baile do Rubi, daquele ano.

LEOPOLDO ANTONIO SOKOLOWSKI

Nascido na Cidade de Castro em 1925, mudou-se para São José dos Pinhais em 1947, onde trabalhou como Agente de Estatística do Município. A partir de 1948, passou a lecionar junto ao Ginásio Costa Viana (hoje Colégio Estadual) e na Escola de Comércio Roque Vernalha. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1953.

Advogado, Inspetor Federal de Ensino e Professor, em 2005 recebeu o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais, por meio da Lei Municipal 801, de 01 de novembro de 2005.

Como advogado, atuou tanto nas causas cíveis e, sobretudo, nas causas penais, por quase sessenta anos, tendo participado de seu último júri pouco menos de seis meses, antes do seu falecimento, ocorrido em 24 de abril de 2013.

Uma resposta para “COMENDA LEOPOLDO ANTONIO SOKOLOWSKI 2021”

1. Solange disse:

Merecido reconhecimento.