Notícias

Blog Single Image
26
jul

“AVÓS SÃO AMOR QUE NUNCA ENVELHECEM E SABEDORIAS QUE NUNCA ACABAM”


Dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós e esta data tem origem no século XX, quando o papa Paulo VI escolheu o dia 26 de julho para homenagear os avós maternos de Jesus, Ana e Joaquim. Ambos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII, por terem concebido Maria mesmo sendo considerados estéreis.

Os Avós quando foram Pais talvez não pudessem dar a devida atenção aos seus filhos, por inúmeras razões que a vida impôs, no entanto, e até para suprir isto, quando somos Avós temos mais tempo e conseguimos dar mais carinho e dedicação aos netos, que no mundo atual, nos ensinam coisas novas e “modernas”. Agradecemos a Deus por nos ter presenteado com quatro netos e duas netas que nos proporcionam inúmeros momentos de alegria e conforto.  

O papel dos Avós é fundamental e importante na vida das crianças, pois eles representam uma referência familiar, fonte de histórias, relatos e anedotas que incrementam o desenvolvimento social e intelectual das crianças. Além disso, os Avós representam uma forma especial de amor, diferente da dos pais, conforme já mencionado.

De acordo com Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP), a participação deles na criação dos netos, quando possível, pode trazer uma série de benefícios a todos os envolvidos. Os pais têm com quem dividir a tarefa de cuidar, as crianças são expostas a um círculo familiar maior, e os avós têm sabedoria e experiência reconhecidas socialmente. “A criança se enriquece muito com esse contato, já que recebe mais estímulos, amplia seu repertório e aprende a conviver em um ambiente distinto com pessoas diferentes. Os avós também. Hoje, o ‘velho’ está ligado a algo pejorativo graças ao mundo de consumo em que estamos inseridos. O que é ‘velho’ tem que ser descartado. Para os avós, então, ter a responsabilidade de cuidar de uma criança é sinônimo de valorização social. A experiência dele é importante ali. Ele tem papel utilitarista, está ajudando outras pessoas, e isso dá sentido à sua vida”, diz.

Raul Luiz Gutmann com seus netos  Nicolas, Matheus, Júlia, Laura, Gabriel e Lucas

Lembre-se dos momentos felizes e divertidos que você mesmo passou ao lado dos seus avós fazendo tudo aquilo que lhe era proibido pelos pais e que, no entanto, não lhe fizeram mal nenhum.

Feliz dia dos Avós a todos Advogados e Advogadas que podem desfrutar desta dádiva e benção, sejam como avós ou netos. 

Raul Luiz Gutmann, Advogado OAB/PR – 70.225

Fontes: Revista Crescer e www.familia.com.br 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *