Notícias

Blog Single Image
11
nov

1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Para As Mulheres de São José dos Pinhais


Segue relatório final, da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Para As Mulheres de São José dos Pinhais:

No dia 28 de outubro de 2015, às 18:30, na sede do auditório da OAB – Subseção de São José dos Pinhais, teve  início a  1 ª Conferência Municipal de Políticas Púbicas Para As Mulheres de São José dos Pinhais, convocada por entidades da sociedade civil organizada, a saber: OAB – Subseção de São José dos Pinhais; Núcleo Sindical APP Metrosul; Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de São José dos Pinhais e Centro Integrado de Psicologia e Psiquiatria. Abrangendo o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”, em conformidade as diretrizes traçadas pela IV Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da Repúbica, que contou com a presença de 88 inscritos, sendo eles, 75 integrantes da sociedade civil e 13 do poder público.

A abertura foi feita pela mesa composta  por Vanessa Silotti, Presidente da Comissão Organizadora; Carlos Vanderlei Muhlstedt, Presidente da OAB – Subseção São José dos Pinhais; Durce Rodrigues de Figueiredo, representante do Centro Integrado de Psicologia e Psiquiatria, Ozorio Delmonego, representante da Associação dos Aposentados e Pensionistas e Idosos de São José dos Pinhais; Julia Maria Moraes, representante da APP Metrosul; Toninho da Farmácia, Vice-prefeito e, como representante da Câmara Municipal se apresentou Angela Ferro, e ainda contou com a visita do Prefeito Luiz Carlos Setim, da Secretária da Educação, Neide Maria Setim e do Secretario de Indústria, Comercio e Turismo, Giam Celli que afirmaram o apoio à conferência e sucesso.

Nesta esteira, a abertura dos trabalhos se deu com a realização das palestras “Avanços de Políticas Públicas para as Mulheres” por Sandra Lia Bazzo Barwinski, Presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB – Paraná e em seguida, “Participação das Mulheres na Política”, por Lucy Belão, Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira.

No dia 29 de outubro de 2015, às 19h, teve início a segunda parte dos trabalhos, com a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e a formação dos grupos de trabalho. Foram constituídos 04 grupos, um para cada eixo: I – Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; II – Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; III – Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; IV – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações. Os trabalhos se encerraram com a apresentação das propostas e moções para as esferas municipal, estadual e nacional para votação.

No âmbito da própria Conferência foi aprovada por unanimidade a instalação de um Fórum Permanente das Mulheres a ser constituído com todas as pessoas participantes desta 1ª Conferência e que contemple os temas da educação, combate à violência, saúde, diversidade, participação política e trabalho, que tem como objetivo atuar na defesa dos direitos das mulheres. Foi definido ainda que a Comissão Organizadora da Conferência será a Comissão Organizadora deste Fórum, sendo composta pelas integrantes: Durce Figueiredo, Cleonice Santos, Vanessa Silotti, Lindamir Colontonio, Sonia Brito, Rosangela Biscaia,  Lilian Gobetti, Julia Moraes, Tânia Centeno.

Na sequencia foram eleitas as delegadas e suplentes para a etapa estadual, sendo elas, Milene R. Andreoli e Sandra Mara Sarka Carneiro e como suplentes Margarida Maria Singer (Nina Singer) e Denise Mariano, pelo poder púbico, e, Durce Rodrigues de Figueiredo, Julia Maria Moraes e Dionéia Carvalho e suplentes Sonia Brito Viana, Marilene Zachetko Guermandi e Rosangela Lendzion Biscaia, pela sociedade civil.

VANESSA SILOTTI

Advogada – Presidente da Comissão Organizadora


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *